Nossa História

A história do Clube começou bem antes de sua inauguração, em 1984.

Localizada em uma ilha artificial, oriunda da dragagem feita pelo antigo DNOS, para retificação e aprofundamento dos canais submersos destinados a assegurar a circulação da água na Lagoa da Tijuca, surgia a futura sede do clube. A Ilha foi adquirida em 1977 pela empresa fundadora – Veplan. A intenção era construir um condomínio de casas no complexo. Na época, porém, havia um decreto da Prefeitura determinando que as ilhas da Barra da Tijuca só poderiam ser utilizadas para turismo ou lazer.

O projeto final foi elaborado embasado em uma cidade miniatura localizada em Portugal, “A Cidade dos Meninos”, inspiração vinda de uma viagem àquele país irmão, pelo então presidente da Veplan. Com a assinatura de grandes mestres como Sérgio Rodrigues – Projeto Arquitetônico e Gilles Jacquard – Decoração da Sede Social, entre outros. Maria Clara Machado foi a criadora do projeto e deu seu nome ao Parque Infantil. Esta área do clube é um mundo de fábulas e magia, inspiradas nos personagens e cenários de sua criadora. A construção obedeceu rigorosamente os prazos estabelecidos e, em dezembro de 1983, na festa de Réveillon, o Clube foi entregue ao corpo societário.

Em 20 de janeiro de 1984, dia de São Sebastião, descerrou-se a placa comemorativa e oficialmente, foi inaugurado. O conjunto arquitetônico dessas instalações, somado ao encanto da natureza que o Marina abriga, dá ao clube um cenário de paz e tranqüilidade que completam este cenário.

Todos esses aspectos dão ao Marina Barra Clube o titulo de ”O Clube mais bonito do Rio“.

Nossa Missão é oferecer lazer aos associados visando a sua satisfação e integração através de atividades esportivas, sociais e culturais, com qualidade e competência, em um ambiente saudável, seguro e amistoso.